quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Serial killer

Sempre fui bastante a fundo no assunto, e resolvi dividir com os poucos leitores desse blog...

A definição mais símples é:

O Assassino em Série, comumente conhecido pela denominação serial killer, é um criminoso com perfil psicopatológico, ou seja, indivíduo dotado de distúrbio mental, que comete crimes com uma freqüência e ordenação diferentes dos assassinos comuns. Usualmente é classificado como serial killer o criminoso que comete uma série de três ou mais assassinatos em um período de tempo determinado, podendo variar de dias para até anos.

As características de acordo com o agente o FBI e autor Robert Ressler:

- A maioria são solteiros, caucasianos e do sexo masculino.
- A taxa de inteligência é alta, muitas vezes acima do normal.
- Mesmo com alto potencial, têm dificuldade nas tarefas da escola e no trabalho.
- Geralmente fazem parte de famílias instáveis, muitas vezes são abandonados enquanto crianças ou criados por mães dominadoras.
- Suas famílias possuem histórico criminal, psiquiátrico e alcoólico.
- Odeiam seus pais.
- Foram abusados fisicamente, sexualmente e psicologicamente enquanto crianças por algum membro da família.
- Muitos passam um grande tempo em instituições quando jovens e têm registros de problemas psiquiátricos precoce.
- Têm elevadas taxas de suicídio.
- Desde cedo apresentam um forte interesse em voyeurismo, fetichismo, e pornografia sadomasoquista.
- Mais de 60% urinam em suas camas além dos 12 anos.
- Muitos são fascinados por incêndios.
- Estão envolvidos em atividades sádicas, principalmente contra animais

De acordo com o FBI, os serial killers são classificados em "tipo organizados", "tipo desorganizados", “mistos” e “atípicos”:

Tipo Organizado

Os “organizados” são aqueles que mantêm um ótimo relacionamento com a sociedade, exibem alto grau de intelectualidade e planejam seus crimes muito metodicamente, estando atentos a qualquer detalhe. Geralmente seqüestram suas vítimas matando-as em um lugar e jogando seus corpos em outro. Como conseguem se inserir bem à sociedade, lançam mão dessa vantagem para seduzir as pessoas com mais segurança e confiança. Mantêm um alto grau de controle sobre a cena do crime e costumam ter um sólido conhecimento da ciência forense, o que lhes permite cobrir os rastros. Seguem seus crimes na mídia cuidadosamente e, muitas vezes, se orgulham de suas ações, como se tudo não passasse de um grandioso projeto. Alguns serial killers vão ao extremo para dificultar a resolução de seus crimes, seja falsificando comprovantes da própria morte ou criando álibis para levar a culpa.

Características das cenas do crime:

1. Faz um planejamento ofensivo.
2. Transporta o corpo.
3. Esconde o corpo.
4. Controla a conversa.
5. Deixa a vítima submissa.
6. Desaparece com a arma do crime e as provas.
7. Escolhe a dedo a vítima.
8. Escolhe um ambiente com algum sentido.
9. Sempre imobiliza as vítimas.
10. Pratica atos agressivos antes do assassinato.

Tipo Desorganizado

Os “desorganizados” são impulsivos, a maioria possui baixa inteligência, não planejam seus atos e muitas das vezes deixam a arma do crime e o corpo no local do assassinato. Em comparação direta com o serial “organizado”, este vai a caça de uma vítima quando a oportunidade surge, escolhe aleatoriamente e dificilmente segue algum padrão como etnia, idade ou religião. A ausência de planejamento prévio reflete diretamente na realização de seus rituais, que ao contrário da “percepção artística” e “grandiosidade do projeto”, os “desorganizados” são movidos pela ansiedade e emoção, tendo como ritos principais a necrofilia (manifestação sexual com cadáveres), mutilações, canibalismo e abuso sexual.

Eles raramente se preocupam em encobrir seus rastros. São bastante reclusos, reprimindo qualquer tentativa de contato social. Possuem poucos amigos, podem ter um histórico de problemas mentais, têm personalidade e hábitos excêntricos e bastante assustadores. Normalmente são pessoas muito introvertidas. Eles têm pouca consciência sobre os seus crimes, podendo até mesmo bloquear as memórias dos assassinatos.

Características das cenas do crime:

1. Corpo deixado na cena do crime.
2. Ataque espontâneo.
3. Provas ou arma presentes na cena.
4. Vítima ou localização conhecida.
5. Corpo deixado a vista.
6. Desfiguração da vítima.
7. Atos sexuais após a morte.
8. Mínima taxa de conversa.
9. Mínima utilização de imobilizações.
10. Cena do crime aleatória.
11. Súbita violência com a vítima.

Tipos “Mistos” e “Atípicos”

Como o próprio nome diz, os casos “mistos” definem os criminosos que apresentam características de ambos os tipos, “organizado” e “desorganizado”. Os assassinos, algumas vezes, contam com a ajuda de um parceiro para realizar o ato. Podem também planejar o crime e não concluí-lo ou fazer um ato encenado.

Os casos “atípicos” são classificados pelos crimes que não aparecem nos registros disponíveis ou quando o assassino aparentemente modifica suas técnicas. A polícia e a perícia têm que levar em consideração outros aspectos para a resolução ou mesmo associação a um serial killer defronte a uma cena de crime “atípica”.

De acordo com Ronald M. Holmes e Stephen T. Holmes, autores de vários livros sobre assassinatos em série e crimes violentos, os serial killers são classificados em quatro categorias, segundo a tipologia Holmes: "visionário", "missionário", "hedonista" e "poder/controle".

Dá uma olhada nas palavras dessas mentes tão doentias e ao mesmo tempo tão fascinantes para mim, Leonardo Feitosa

"Não, eu não tive nenhuma misericórdia por nenhuma delas...também não sinto nenhum remorso...eu sei, fiz muita coisa errada, mas ainda sim eu sou humano. Cortei a cabeça de uma delas com uma serra e a levei para meu apartamento, sei...mas há muito mais em mim do que esse cara que andou fazendo loucuras por aí. Se me deixarem viver pelo menos mais alguns anos. Não estou pedindo misericórdia nem perdão. Só peço mais um tempo. Em troca posso ajudar a solucionar muitos crimes, posso ser muito útil” -Ted Bundy

"A única coisa da qual eu deveria ter sido acusado era de ter um cemitério sem licença para isso” - John Wayne Gacy

“Quando os filhos começarem a matar seus pais vocês se lembrarão de mim” - Manson

"Pra mim, viver sem matar, é como pra você, viver sem comer. Eu me sinto como os pais dessas pessoas! Eu levo elas pra um novo mundo!" - Pichushkin

pesquisa feita por: Leonardo Feitosa
textos: Pablo Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.